terça-feira, 31 de julho de 2012

Moradores de rua obesos.

Nos EUA, um em cada três moradores de rua está obeso.

 Apesar de terem uma dieta deficiente, eles estão acima do peso - saiba como isso é possível.

 

Uma nova pesquisa de Harvard mostra a estranha realidade dos sem-teto de Boston, nos Estados Unidos. Apesar de estarem mal-nutridos, um em cada três está acima do peso. Este fenômeno parece estranho já que costumamos associar pobreza com a fome e a obesidade com o excesso de alimentos na dieta.

O paradoxo “fome-obesidade”, citado pela primeira vez pelo neurocientista Lawrence Scheier em 2005, descreve a presença simultânea dos dois fatores. Basicamente, o termo fome, nesse caso, deve ser substituído por “insegurança alimentar”, o que significa que a pessoa consome a quantidade necessária de calorias por dia (ou mais), mas não os nutrientes necessários para ficar bem. E isso pode causar o aumento de peso.  

Existem outros motivos que também podem contribuir isso. O stress é um deles e é uma constante na vida de um sem-teto. É comprovado que níveis mais altos de cortisol (o hormônio do nervosismo) alteram o funcionamento do seu metabolismo, favorecendo o aumento do peso. 

Mesmo assim, moradores de rua de outros países passam pelas mesmas situações de stress e não têm taxas de obesidade tão altas. Sendo assim, os cientistas apontam como responsáveis as comidas baratas “feitas só de calorias”. Um pacote de batata chips, por exemplo, é acessível para quem tem pouco dinheiro e enche o estômago, podendo substituir uma refeição. Só que tem muita gordura e muitas calorias, contribuindo para uma dieta nada saudável e que pode aumentar o peso. 

Dos 5632 homens e mulheres sem-teto analisados pelo estudo, 1,6% estavam abaixo do peso ideal, enquanto 65,7% estavam acima desse peso e, entre eles, 32,3% estavam formalmente obesos. Doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, também foram diagnosticadas nestas pessoas – a causa seria uma dieta prejudicial e a falta de exercícios. 

 

 

Fonte:  http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI309572-17770,00-NOS+EUA+UM+EM+CADA+TRES+MORADORES+DE+RUA+ESTA+OBESO.html

Por: Redação Galileu


Veja também esta matéria publicada aqui no blog sobre fastfood:

http://www.silasfilho.blogspot.com.br/2012/03/obesidade-impressiona.html



segunda-feira, 30 de julho de 2012

domingo, 22 de julho de 2012

All you need is...

"Você tem todo direito de amar, só não pode se escravizar. Não se escravize pelo que sente. Não aceite menos que todo amor que houver nessa vida. Não sofra dias por um beijo de boa noite… Fique, sim, ansioso por um beijo de saudade. Não se intimide quando alguém achar que você quer tudo ou quer demais, porque você nunca teve pena de pagar caro, e com prazer, por aquilo que você ama."

terça-feira, 3 de julho de 2012

Simpsons Ritter Bass

Jens Ritter é um luthier alemão, autor de instrumentos diferentes e originais.

Claro que um deles me chamou a atenção e resolvi compartilhar. Clique nas imagens abaixo para visualizar:











 Segue o link pro site de Jens Ritter:

http://www.ritter-instruments.com/