segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você sonha?


O ser humano é individualista. Imagine-se em situações extremamente críticas, onde prevalecem o instinto de sobrevivência, o medo da morte e a necessidade de obter vantagem. Temos em nossas veias maldade, medo, ódio e tristeza. Somos capazes de ampliar nosso campo de visão pro coletivo, pro progresso e provenientemente pro sucesso? O que é capaz de abafar a maldade no coração do homem? Os sonhos das pessoas podem mudar o mundo? Como negar o passado, omisso em grande parte, da maldade do ser humano? Guerras, mortes, escravidão, jogo sujo, corrupção, alienação, ridicularização, desrespeito e ganância.


Oras, mas é só maldade que existe no ser humano? Há algo proveitoso? E os sentimentos bons? E as boas atitudes?
Existem muitas boas ações, inúmeras situações em que poderia exemplificar bem os bons atos do ser humano. Muitas vezes, essas boas ações são feitas para benefício próprio, mesmo beneficiando terceiros. Pois o que motiva o ser humano a fazer o certo e o errado? É certo ou errado pra quem? É baseado em que seu grau de justiça? Aspectos morais, culturais, religiosos, bom senso, instinto materno e paterno e temor a justiça local motivam as pessoas, independente do grau, a fazerem as coisas que para a humanidade são corretas. Admiro as boas almas que dedicam parte do seu tempo para fazer boas ações. A sociedade aplaude, admira e ao mesmo tempo contribui pro sistema falho em que vivemos. Não é mais do que obrigação um ser inteligente contribuir para o meio ambiente,  e a verdade é que há vários artifícios para que a rotina desmotive a humanidade de mudar a situação atual em que vivemos, mas a troco de que? Óbviamente, com enorme diferença econômica, poucos seres humanos comandam o destino que os terráqueos terão, e em troco melhoram suas vidas e seus interesses individuais as custas de todos.


Somos os seres vivos atualmente predominantes em um dos planetas do sistema solar. Somos todos terráqueos. Humanos, vegetais, animais, microorganismos e todo tipo de vida. Atualmente o planeta encontra-se em transição. O ser humano esta se importando mais com o seu lixo, sua poluição e seus maustratos com o ecosistema. Por que? Por que é bonzinho? Não! Simplesmente por medo. A cada dia são notórias as manifestações negativas da natureza contra o crescimento voraz da ganância da indústria moderna. A verdade é que o homem finalmente percebeu que ele pode acabar muito fácilmente, assim como outras formas de vida predominante acabaram aqui mesmo nesse planeta. A sede de conhecimento técnológico e o alto grau de desigualdade cultural e financeira deixa a decisão de todos nas mãos de poucos.

Quando você sonha com seu futuro, seus planos, seus desejos e ideais, o bem coletivo esta envolvido?


"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo." - Thomas Jefferson*


*Thomas Jefferson - Terceiro presidente dos Estados Unidos. É um dos respeitados de lá, acredita-se que foi vegetariano.
**Assista ao documentário Terráqueos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário