Até quando a receptividade, a cordialidade, os bons modos e a hospitalidade das pessoas podem ir, para que não cheguem a ser falsidade? Existem os "protocolos" de boa vizinhança, de boa convivência profissional e postura pública em lugares aglomerados. Chamo de protocolo pois são atitudes, perguntas, respostas e posturas que os envolvidos já fazem idéia do que virá em sequência. E quando você foge desse padrão, o que o espera?
Noto que ao conhecer alguém novo, muitas pessoas preferem adotar uma conduta padronizada, e esse padrão pra mim é falho. Diferentes personalidades se cruzam a todo momento pelas ruas e internet, um acaso pode colocá-las em comunicação.
Alguém legal. Precisamos parecer legais? Esse padrão social para diversos grupos sócio-econômicos e culturais destrói personalidades. A probabilidade de você ser legal para alguém recém conhecido depende muito se você se sair bem na "provinha" da mente daquela pessoa. Oras, que provinha é essa? Penso que essa provinha é uma projeção do interesse alheio, que é colocado para que você se enquadre.
Pra mim, mudar o rumo de sua conduta para colaborar com a mente alheia, querendo agradar ou parecer legal, é se sujeitar ao interesse próprio do contato daquela pessoa, que por qualquer motivo, esta sendo maior do que fazer uma nova amizade.
Status, beleza, carência e interesses fúteis são exemplos de motivação para socializar.
Note que meus exemplos, são coisas que com o tempo, passam. Uma hora ou outra, aquilo vai acabar.
Conviver diariamente necessita de tolerância, ponderar as atitudes e conter os pensamentos. O que equilibra um pouco é saber que o próximo também o faz por você. O respeito é fundamental. O ruim é quando você não se respeita mais perante uma relação qualquer.
Para uma comunicação respeitosa, não precisa de padrões de conversação. O respeito pode ser silêncioso, cordial, bem humorado e até áspero.
Quando conhecer alguém, seja você mesmo, quem sabe o próximo se encoraje e também seja. Ao invés de esperar que essa pessoa seja "legal", não espere nada. Ao invés de parecer gentil e educado, somente respeite.
Abra os seus braços para a paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário