segunda-feira, 6 de junho de 2011

Chico Mendes

Os anos 80 foram agitadíssimos para a humanidade, que passava por uma transição de tecnologia, cultura, interesses pessoais e econômicos, sendo assim, diretamente ligados a grandes personalidades que marcaram época.

Houve um homem chamado de Chico Mendes, vindo de família humilde, seringueiro, tendo seu ganha pão ameaçado pela ambição latinfundiária, criou coragem em ampliar a sua batalha pessoal pra um bem coletivo. Dentro do possível, e tendo em vista que naquela época a corrpução e a violência não eram tão diferentes dos dias de hoje, contornou bem as barreiras políticas e ridicularizadoras. Ele decidiu expor suas idéias conservadoras em prol da floresta Amazônica. Ativista, enfrentou repressão. Há quem conteste a capacidade do governo brasileiro em administrar tanto espaço territorial e diferentes classes econômicas em meio a problemas da atualidade e corrupção. Lembro de notícias sobre os cuidados com a floresta Amazônica, que referiam-se ao interesse do governo norte americano a policiar, cuidar e explorar nossas matas.

Oras, se um homem mobilizou pequenos grupos de ativistas dispostos a darem a vida pela causa, utilizou-se da vida pública para proteger-se e bater de frente com fazendeiros poderosos e grandes projetos públicos de construção civil, nas quais todos sabem que são sempre duvidosos os destinos de todo dinheiro público investido, conseguiu atenção do mundo todo para com nossas matas, o que não podem fazers nossos políticos para conservação inteligente da mesma? Não precisa de ajuda armada para conservar nossas matas, precisa de inteligência e conscientização. Há muito conhecimento que pode ser explorado, mas com precaução, já que a natureza precisa do seu espaço.

Conservar a floresta Amazônica é uma coisa óbvia, que não tem que ter motivos pra que isso aconteça. Conservar é diferente de manter fronteiras. Além do mais, os norte americanos, assim como são os seres humanos, não são tão bonzinhos assim para "cuidar" de nossas matas.

Se fosse para "arrumar a casa", os forças norte americanas encontrariam a raíz do problema um pouco longe da Amazônia. E se caso estivessem na dúvida de onde encontrar, perguntar pra qualquer cidadão brasileiro seria de resposta unânime.

Veja que, além do problema do desmatamento, desmatar para criar fazendas de gado são dois males para a natureza, já que os pastos, utilizados na criação dos animais para engorda e sacrifícios, deixam o solo improdutivo e destinado futuramente a virar areia.

Documentário da Discovery Channel sobre Chico Mendes, curto, carrega rápido e bem completo, retirado do Youtube. Saiba mais sobre a vida, a repercussão e a morte do ativista.

Chico Mendes - O preço da floresta 1/7


Chico Mendes - O preço da floresta 2/7


Chico Mendes - O preço da floresta 3/7



Chico Mendes - O preço da floresta 4/7


Chico Mendes - O preço da floresta 5/7


Chico Mendes - O preço da floresta 6/7


Chico Mendes - O preço da floresta 7/7







Albert Einstein - "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário