Os avanços tecnológicos e a rotina moderna da humanidade atualmente possibilitam trabalhos mais rápidos, explorar lugares cada vez mais longes e resultados satisfatórios. Porém, o ser humano esquece de aprimorar a si mesmo. Deixamos de lado o auto conhecimento para dar lugar à adaptações surgidas aos montes.
Os antigos ensinamentos gnósticos, alquímicos orientais e ocidentais são esquecidos ou ocultados. A paz de espírito e a evolução da raça humana estabilizaram-se em baixo nível. Veja, a grande massa da humanidade segue religiões, crenças, seitas, esoterismo e tantos outros seguimentos que estão prontos e de mão beijada para serem seguidos. Porém, são poucos que gostariam ou podem ir mais além. A curiosidade humana sobre o conhecimento próprio tem decaído e dado lugar ao conhecimento aplicado a vida atual.
Como esquecer do avanço de civilizações antigas, por vários cantos do mundo? A importância que Jesus e Buddah tem sobre a humanidade até hoje é admiravel. Foram homens iluminados, que quebraram barreiras cotidianas e expandiram os horizontes de muitos seguidores. Certamente, chegará uma época que o ser humano precisará evoluir espiritualmente para alcançar novos ares, assim como muitas civilizações antigas que tinham conhecimento espiritual e tecnológico muito adiante de sua idade.
Ensinamentos gnósticos interpretam o cristianismo, o budismo, hinduísmo, esoterismo, ciências exatas etc... de uma maneira sintética. A leitura da bíblia e de outros livros sagrados podem mostrar muito mais do que é falado atualmente para as grandes massas. Tendo em vista que o homem, como um ser que tem maudade em suas veias, utilizou-se de livros, antiguidades, explorações arqueológicas e antigas escrituras em cóptico para benefício individual. Cada religião ou crença interpreta de uma maneira todo esse conhecimento antigo, mas quem interpretou e selecionou o que é passado foi o próprio homem. Esses homens eram aptos a interpretar? Não estou aqui para julgar, cada um acredita no que quer.
No entanto, o importante é melhorar o ser humano e minimizar a maudade. A energia que temos pode ser melhor utilizada e aproveitada. Luxúria, ganância, orgulho, ódio, gula, preguiça e inveja são presentes no cotidiano do ser humano, desencadeando outros pecados. O sofrimento é tão bem conhecido como a bondade, mas veja no seu dia a dia, o que esta mais presente mas ações das pessoas. Analise a atual fase da sociedade moderna e veja que consequentemente, o ciclo continuará.
O grande milagre da vida é banalizado. Acredita-se que o sexo é a chave para o milagre da criação da vida, porém o orgasmo é a maçã proíbida, que nos faz agir com menos espiritualidade. Interpretes afirmam que a criação do mundo esta ligada ao coito, em uma outra dimensão do Edem, e que ali o ser humano aprendeu o que era bom e o que era ruim.
A alquimia diz que é capaz de transformar chumbo em ouro, utilizando-se da pedra filosofal, tendo acesso ao elixir da imortalidade. Oras, a primeira transformação química que o mundo precisa esta dentro de cada um de nós, transformando o que há de "chumbo" em "ouro" em nossos corações.
Enfim, creio que a humanidade precisa evoluir individualmente, seguir o exemplo de grandes personalidades revolucionárias espirituais, dominar um pouco mais o próprio corpo e a mente antes de se atrever a dominar outros planetas e galáxias.
Paulo Coelho - "Quando todos os dias ficam iguais, é que deixamos de perceber as coisas boas que aparecem em nossas vidas."
Ótima postagem, esse assunto realemte tem que ser discutido nas escolas. Parabéns
ResponderExcluir